FLORAIS DE BACH

Essência floral ou elixir floral é a denominação convencional para um preparado natural, geralmente elaborado a partir de flores maduras, plantas ou ainda arbustos ao qual se adiciona brandy / parafina liquida como conservante. O resultado é uma solução hidroalcoólica diluída que não possui princípios activos e que por esse motivo não apresenta nenhum efeito fisiológico, biológico ou orgânico. Os preparados são administrados via oral e não apresentam toxicidade.

OBJECTIVO DA ESSÊNCIA FLORAL

É uma terapia criada nos anos de 1928 a 1936 pelo Dr. Edward Bach, médico homeopata, bacteriologista e imunologista.

A terapia floral pretende contribuir para o equilíbrio das emoções do paciente. Ou seja, procura diminuir ou eliminar o stress, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço fisico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoa, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações que uma pessoa esteja sofrendo.

FILOSOFIA DO DR. EDWARD BACH

Para o Dr. Edward Bach, deve ser tratada a personalidade da pessoa e não a doença. A doença seria o resultado do conflito da alma  (Eu superior - a parte mais perfeita do Ser) e da personalidade  (Eu inferior - o que nós somos, no nosso dia a dia). Ele dizia: "O sofrimento é mensagem de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é que bem fora do lugar".

DOENÇAS E SUA CURA

Dr. Edward Bach entendeu que a origem das doenças seria proveniente de sete defeitos: orgulho, crueldade, ódio, egoísmo, ignorância, instabilidade, mental, cobiça e gula.

Apontou sete caminhos do equilíbrio emocional, que seriam: paz, esperança, alegria, fé, certeza, sabedoria e amor.

E o seu conceito de saúde seria: harmonia, integração, individualidade e integridade.

O importante seria que a alma e a personalidade estivessem em perfeita sintonia através do equilíbrio emocional. As essências florais de Bach tratariam a pessoa e não a doença: a causa e não o seu efeito.

Existem 38 remédios no sistema floral Bach. Todos foram descobertos entre os anos 20 e 30 do século passado pelo Dr. Edward Bach. Cada um dos seus remédios está associado a uma emoção humana básica. MiMULUS por exemplo representa o tipo de emoção sentida quando estamos ansiosos ou com medo de algo em particular. Tomar este remédio ajuda a ultrapassar o medo e a encontrar a coragem necessária para enfrentar esse medo especifico.

Tal como o Dr. Bach acreditamos que a cura no plano emocional tem efeitos benéficos e consequências a outros níveis: uma vida emocional sâ e um personalidade equilibrada permitirão ao corpo encontrar o seu estado de saúde e bem-estar natural.