AYURVEDA

O termo Ayurveda deriva de duas palavras do sânscrito, Ayus que significa vida e Vedas que significa ciência ou conhecimento. Na literatura ocidental encontramos algumas traduções para esse termo, tais como ciência da vida, ciência da longevidade e conhecimento da vida.

                          

Trata-se de um sistema tradicional de saúde que teve origem na Índia há mais de 5 mil anos, que tem como objetivo promover a longevidade, prevenir doenças e restituir a saúde.

 

A definição de saúde, segundo o Ayurveda, vai bem mais além do que a ausência de doenças, levando em consideração a combinação dos aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais do indivíduo.

 

O Ayurveda tem como principal forma de tratamento a alimentação correta para cada um dos Doshas (princípios vitais Vata, Pitta e Kapha), que correspondem a predominância dos elementos Terra, água, fogo, ar e éter no nosso organismo. Além da alimentação, também o uso de ervas medicinais, especiarias, óleos medicados, rotinas e  técnicas corporais (como Abhyanga, Marmaterapia, Bastis) fazem parte do programa de tratamento Ayurvédico.

 

 

Como se pode aceder à sabedoria da Ayurveda?

 

A terapia inicia através de uma consulta feita pelo Terapeuta Ayurveda, onde serão avaliados os seus Doshas, e demais pontos relacionados a sua atual forma de alimentação, situação de sua saúde física, mental e emocional, e a sua rotina no dia a dia. A partir dessas informações o Terapeuta irá propor um Programa Ayurvédico personalizado.

Técnicas corporais utilizadas na Ayurveda

As técnicas mais utilizadas são:

 

  • Abhyangas (massagens) de relaxamento ou de redução;
     

  • Marmaterapia, que consiste em uma massagem onde são estimulados os pontos Marmas(pontos físicos e energéticos ligados aos nossos sistemas, ligamentos e músculos), promovendo a eliminação de toxinas e a remoção de bloqueios da energia vital chamada PRANA;
     

  • Bastis, também são muito utilizados, e a técnica consiste em um envoltório feito de farinha de cereais preenchido com óleo ou Ghee medicados com ervas que são colocados em pontos específicos do corpo, como coluna lombar e joelhos, auxiliando no tratamento das dores de coluna e articulações. Os bastis também são aplicados em torno dos Chakras, como o cardíaco e o plexo solar, auxiliando no tratamento dos distúrbios emocionais relacionados aos mesmos.

 

 

 

Esta terapia no Espaço Terapêutico Kuan Yin é realizada pela Terapeuta Teresa Bento (Professora de Ahara (alimentação) no curso de formação de Terapeutas, Reikiana, Massoterapeuta e Educadora Física).